Guilherme Bernstein

Regente e compositor carioca, Guilherme Bernstein é professor de Regência Orquestral e Regente da Orquestra da UNIRIO, conjunto sinfônico do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Após seu primeiro concerto com a Orquestra da UNIRIO, foi imediatamente convidado a apresentar-se à frente dela nas principais salas de concerto da cidade do Rio de Janeiro, Theatro Municipal e Sala Cecília Meireles, para onde têm retornado todo semestre com convidados de atuação internacional como Licia Lucas, Shalev Ad-El, Jean-Louis Steuerman e o Westminster Youth Choir (Princeton, EUA), além de apresentar como solistas professores que compõe o excelente quadro docente do Instituto Villa-Lobos e jovens alunos que representam o futuro da música em nosso país. Com esta orquestra gravou programas para a TV Educativa do Rio de Janeiro e Rede Vida e participa anualmente do projeto Ópera na UNIRIO.

Durante sua breve passagem como Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro regeu numerosos espetáculos sinfônicos e de ópera, sempre com entusiasmada reação do público e do meio musical. Como regente convidado, tem atuado junto a conjuntos como a Orquestra Sinfônica Nacional – UFF, Orquestra Sinfônica Brasileira, OSUSP, orquestras sinfônicas de Porto Alegre, Recife, Goiânia, Espírito Santo, entre outras, e também na Europa, Rússia e Israel. Em Tel-Aviv, acompanhou solistas da Filarmônica de Berlim à frente da orquestra Solistas da Filarmônica de Israel. Com a Orquestra de Teatro, Ópera e Balé do Conservatório de São Petersburgo (Rússia) realizou o concerto de abertura do III Festival de Cultura Ibero-Americana na Rússia. Por vários anos Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, projeto criado à semelhança do venezuelano “El sistema”, levou esta jovem orquestra a apresentar um repertório desafiador às melhores salas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, vale do rio Paraíba, Festival de Olinda (M.I.M.O.) e Argentina, e a receber convidados como Peter Marsh, Luiz de Moura Castro, Tina Guo, Lars Hoefs, Eliane Coelho, Alastair Willis e Isaak Karabtchevsky. Foi criador e Diretor Artístico da série Música de Câmara e Literatura na Academia Brasileira de Letras por nove temporadas, e Diretor Musical do projeto Ópera no Bolso, da prefeitura do Rio de Janeiro, que por mais de cinco anos apresentou óperas de Mozart, Rossini, Bizet etc. para milhares de espectadores. Participou por anos seguidos dos festivais Rio Cello Encounter (RICE), Vale do Café e Mostra Internacional de Música de Olinda (M.I.M.O). É Diretor Artístico do Festival de Ópera de Ouro Preto.

Suas composições, entre música de câmara, vocal e orquestral, têm sido ouvidas, entre outros lugares, na Academia Brasileira de Letras, Sala Cecília Meireles, Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro; no Teatro Municipal de São Paulo, em Curitiba e Belo Horizonte, além de Estados Unidos, Rússia, Europa e America Latina. Sua Serenata para Cordas e seu Concerto para Piano, ambas partituras publicadas pela Academia Brasileira de Música, vêem sendo repetidas vezes apresentados no exterior e a Serenata de Inverno estreou na Alemanha. Compôs para teatro e cinema (O Centauro no Jardim, RJ e Berlim, e O Outro Lado da Rua, estrelando Fernanda Montenegro e Raul Cortez, Melhor Filme C.I.C.A.E Panorama do Festival de Berlim, 2004; Melhor Trilha Sonora, Festival de Natal 2006). Sua ópera cômica O Caixeiro da Taverna, quando estreada no Theatro São Pedro, SP foi descrita por Lauro Machado Coelho como “a revelação de um nome promissor”, e hoje já foi vista em seis cidades pelo Brasil, inclusive no Festival Amazonas de Ópera. Recentemente estreou sua segunda ópera, Serafim e o lugar onde nao se morre, com a melhor acolhida do público de Vitória, ES. Quando da estréia de seu Concerto para Piano em Miami, pela Symphony of the Americas, a pianista Licia Lucas, a quem a obra é dedicada, voltou ao palco cinco vezes sob ovação da platéia. Suas pequenas peças para piano foram gravadas por Fabio Luz no álbum digital Noturnos Tropicais e a Sonata para Violino e Piano pelo Duo Lispector no álbum French Connection. Foi recentemente compositor homenageado pelo 29o Concurso de Piano do Conservatório de Ituiutaba.

Guilherme Bernstein pós-graduou-se em regência orquestral com o renomado maestro Harold Farberman na Hartt School of Music, University of Hartford, Connecticut. Fez seus estudos de piano e é Bacharel em Regência Musical e Mestre em Composição pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi aluno de Roberto Duarte, e é Doutor em Música pela UNIRIO. Estudou em Masterclasses com Dan Lewis, Kurt Masur, David Ziman, Kenneth Kiesler e Bruno Membrey. Foi o único premiado no 3o. Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral da USP, ganhador das Bolsas Rio-Arte e do primeiro prêmio pelo Júri Popular na XIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Seu primeiro livro, Sobre Poética e Forma em Villa-Lobos, tem o selo da Academia Brasileira de Música e seu livro / partitura de estudo com Manoel Correa do Lago Do Tédio de Alvorada ao Uirapuru foi lançado em concerto comemorativo da OSESP em outubro de 2023.